quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DAS VANTAGENS DE SER BOBO



DAS VANTAGENS DE SER BOBO - Clarice Lispector

- O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar no mundo.

- O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Es
tou fazendo. Estou pensando."

- Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.

- O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem.

- Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas.

- O bobo ganha liberdade e sabedoria para viver.

- O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes o bobo é um Dostoievski.

- Há desvan
tagem, obviamente: Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era a de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro.

- Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado.

- O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo nem nota que venceu.

- Aviso: não confundir bobos com burros.

- Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a frase célebre: “Até tu, Brutus?"

- Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

- Os bobos, com suas palhaçadas, devem estar todos no céu.

- Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

- O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos.

- Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos.

- Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham vida.

- Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.

- Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita o ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

- Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cimas das casas.

- É quase impossível evitar o excesso de amor que um bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.


_____________________________________________________________
CONFISSÕES DE UMA BOBA
Este 'post' não é uma ode ao 'loser'. Eu não gosto dessa postura derrotista que muitos jovens têm assumido com orgulho nos últimos tempos. Não tem a ver com valorização do 'mané' ou autopiedade. Mas...ah, vai dizer que você nunca se sentiu assim... um bobo?! É... tá certo que (comigo) com algumas pessoas isso acontece com frequência enooorme... Mas o fato é que até o esperto dos espertos já se sentiu bobo em algum momento. E isso não é ruim. Ou é? Andei pensando estes dias: há realmente alguma vantagem nisso, meu Deus? Porque quando a Clarice fala, é fácil achar tudo lindo; mas, na vida real, será que funciona assim mesmo?
Repensei nas últimas vezes que me senti boba. Outro dia quase chorei ao ver a foto da "mulher da página 194" (ao lado), que para mim virou a menina do buchinho. Ela estava linda e sorridente exibindo sua pancinha. Fiquei tão feliz! Até que enfim uma mulher próxima da realidade teve espaço em uma revista! Não consigo entender o motivo de precisarmos comprar sempre imagens de mulheres com corpos perfeitos, todos trabalhados na academia (como já diria o Cristian Pior). Eu queria tanto ver uma mulher de verdade nestas revistas. Sim porque além de bonita, nos é passado que a mulher contemporânea tem ainda de ser inteligente, elegante, boa mãe, competente, culta, divertida. Vem cá, alguém conhece uma mulher assim? Até existe, mas agora vamos começar a enumerar seus defeitos? Por que tanta intolerância com a nossa normalidade? (Sejamos justas: essas cobranças todas também se estendem aos homens, mas talvez eles se importem menos com elas do que nós).
Outra coisa que me fez sentir boba nesses últimos tempos foi a minha reação ao ler uma entrevista com a Camila Pitanga (Sim! Uma entrevista com uma atriz global. Sim! Na Revista da Tv!) em que ela falava sobre os "homens invisíveis". Ela contava que construiu a sua personagem com base num estudo de um psicólogo chamado Fernando Braga da Costa. Na matéria, Camila dizia que: "A visão humana fica prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho onde enxerga-se somente a função e não a pessoa". E eu fiquei pensando... e pensando... e pensando. É verdade. Como reparamos pouco nas pessoas... E como é chato assumir essa indiferença sem grandes perspectivas de mudança.

É... pelo visto não é tarefa das mais difíceis me sensibilizar.... Uma pessoa 'esperta' dificilmente se emocionaria com uma cena de novela, uma criança na rua, um cachorrinho abanando o rabo. Eu confesso: sou uma boba mesmo. E o pior é que faço questão de ser assim. Não tenho pretenção nenhuma de ser perfeita, a melhor em tudo. Já parou para pensar que talvez nós (humanos) estejamos olhando para o lado errado, gastando nossas energias com coisas que não são tão importantes? Não confunda: não é porque sou boba que tenho que ficar levando porrada, não gosto de conformismo. Mas não é contraditório dizer que aquela história de oferecer o outro lado da face faz sentido. Porque o amor também é uma forma de resistência. Acredito que, quase sempre, é possível ser gentil. E a gentileza é também uma arma. E sim, há vantagem em dar, há vantagem em 'gastar' tempo com quem precisa (seja uma pessoa passando fome ou mesmo a sua própria avó), há vantagem em falar besteiras e rir, há vantagem em acreditar e em sentir. Sentir pelo outro também: chama-se compaixão. (Algo que não tem nada a ver com pena, por favor). Ah... eu sei que esse 'post' está, digamos, bem melosinho. Mas uma das vantagens de ser boba é ser capaz desses excessos de amor, que hoje me levaram a escrever um texto como este.

Um comentário:

  1. sobre essa história das mulheres perfeitas nas revistas, é sempre bom ler o blog da lola, uma feminista positivamente agressiva que adora fazer comentários perfeitos sobre a questão.

    recomendo ef]nfaticamente todos os posts do blog

    http://escrevalolaescreva.blogspot.com/

    hasta!

    ResponderExcluir