domingo, 18 de outubro de 2009

As duas rainhas

Las dos Fridas (Frida Kahlo)
Nosso corpo é uma terra governada por duas rainhas: a Razão e a Emoção. E, como em todo lugar onde existem duas regências, há uma disputa constante pelo poder.


A Razão é uma rainha metódica. Sabe muito bem o que quer e o que precisará fazer para alcançar os seus objetivos. Tem seus planos e gosta de analisar sistematicamente o que pode dar certo ou não. É direta, objetiva, precisa. Já a Emoção é pura subjetividade. Sensitiva, é guiada pela intuição. Por ser inconstante, é tida como louca por muitos de seus súditos. No entanto, ela é responsável pelas decisões mais sábias deste Reino, simplesmente porque tem a capacidade de sentir o mundo.

Enquanto a Razão é prática, constante, estável, a Emoção é ilógica: consegue ser tão ciumenta quanto altruísta. A Emoção é a rainha que mais sofre, mas é também a que mais sente alegria e prazer.Em tempos em que as duas rainhas resolvem andar juntas, quem reina, na verdade, é a Harmonia. O Reino sabe o caminho a seguir e caminha em paz.

Quando as duas se desentendem, todavia, quem reina é a Confusão. A razão diz: "Este é o melhor caminho". A Emoção porém contesta:"Não!Eu quero ir por aquele". E o Reino fica perdido, sem saber que rumo tomar. Na tentativa de agradar as duas rainhas, ele tenta um caminho intermediário. É em vão: ambas ficam insatisfeitas.

Mas é justamente nesta contradição que mora a riqueza deste Reino. Porque nesta terra não há Certo e Errado, há caminhos diferentes e só. E é no desenrolar destes caminhos que são feitas várias histórias. À reunião de todas elas chamamos Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário