quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Casa da Vovó



Na casa da vovó, no café-da-manhã, a gente toma café com leite e come pão com manteiga. No Natal, a gente come peru e, no Círio, maniçoba. Todos os dias, depois do almoço, tem que ter açaí e, nas comemorações, não faltam uvinhas, salva-vidas e quadradinhos de maracujá.


Lá, todo mundo se reúne na cozinha e as conversas nunca têm fim. Também nunca falta espaço na mesa para os primos jogarem baralho. E quando não tem primo, paciência.


O caminho para a casa da vovó nunca é longo. Assim diz uma placa colorida na casa dela. 


Na casa da vovó tem plantas e tem cadeira de balanço. Tem quintal e fotos antigas. Tem lembranças da infância e um sofá para descansar da vida.


E, o mais importante de tudo: na casa da vovó tem a vovó, que cheira a água de colônia e é sempre só carinhos.

8 comentários:

  1. Adorei, Bia! A mensagem e a foto são lindas, fiquei com saudade. Quero acrescentar que "na casa da vovó" tem sempre a presença dos netos que alegram e enchem a família de amor. Especialmente nas festas de final de ano, quando normalmente todos se reunem.
    Bjokas da tia Elza

    ResponderExcluir
  2. querida Bianca, na casa da vovó,tem um quintal com jiló, cerca de pau, folhas pra queimar,um cachorro barulhento,uma bananeira morrendo, um coaradouro de zinco, uma casinha no fundo com cacarecos e uma enorme saudade braba...rss
    gostei do post Julliet Binoche.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Bianca, adorava quintal, passei minha vida inocente num quintalzão pulando nas árvores com cipó achando que era o Tarzan tomando banho de chuvas...rss, hoje estou preso num apartamneto engaiolado com medo de tudo e de todos.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Bia, na casa da vovó, às vezes tem vc de repente, minha MIA, o presente mais bonito que que o "preto" (do sol)fabricou.
    Na casa da vovó, você esqueceu de dizer, tem uma tia permanente, a tia de todo dia e o velho sempre atento, pra acolher quem chegar, e dividir o perfume daquela que todos queremos cheirar: vovó!

    ResponderExcluir
  5. muito bom Bia! Só que poxa fale um pouco da vovó Deca tbm! Podemos não ser tão unidos como os seus outros parentes mas os poucos momentos juntos são especiais. bjão e saudades.
    Do primo rael.

    ResponderExcluir
  6. Bia!!!!!! Que fofo seu texto. Sabe que às vezes tudo que eu precisava era sentar na mesa da cozinha da vovó com ela, e algum outro membro da família que na hora se chegou, e, naquele silêncio do fim da tarde, sentir o vento que vem do quintal e o cheiro de café. Aí, depois, quebrando o silêncio, mas mantendo a mesma atmosfera de carinho, vai juntando muita gente e alguém pergunta "quem quer coca??" Rs...
    AMO MUITO TUDO ISSO!!!!!
    Bjs.
    Juju

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelos comentários e pelo carinho. Tia Elza, além dos netos tem tios e agregados que fazem toda a diferença. J., q delícia a casa da sua avó!!! Sal, uma das tias que faz parte da casa da vovó, mesmo quando não está nela!!! Pituquinha, nossa vovó Deca também cheira a água de colônia e é sempre só carinhos!!! Jujubs, tbm amo muito tudo isso, hehe!!! Tia Elzira, Pilar, Lú, que também comentaram o meu texto, embora não aqui. Obrigada mesmo pelo retorno. Peeeeixooos enooormes para todas e todos. :*

    ResponderExcluir
  8. oi Bianca, adorei seu texto, também tenho uma vozinha cheirosa. Quando tiver pão de queijo me chama para ir na casa da vovó. bjs

    ResponderExcluir